terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Marolinha


O ano de 2009 foi sem dúvida marcante para toda a economia mundial, e o Brasil que vinha brilhantemente progredindo, precisava de apenas dois anos, aproximadamente, para se tornar uma das maiores economias do Planeta, porém, explodiu no mundo uma perigosa crise econômica, que vinha se desenvolvendo desde o início do século, no ano de 2001. Tudo começou com a quebra de bancos estadunidenses em razão da ideia esplendorosa do governo de fornecer financiamentos imobiliários à famílias que não tinham renda suficiente para tal responsabilidade, o resultado foi um número cada vez maior de inadimplentes nos Estados Unidos, que se transformou no aumento dos juros das prestações, uma bola de neve, que desencadeou na quebra de diversos bancos europeus, começando com a Irlanda, num efeito dominó interminável, derrubando economias do mundo inteiro. Enquanto isso, no Brasil, o presidente Lula tratava a crise como uma "marolinha", dizendo que não haveriam grandes impactos por aqui, logo, brasileiros e jornais de todo o país revoltaram-se com o desprezo do presidente, mas o fato é que o nosso país foi elogiado por diversos presidentes mundo afora, e o Lula, foi parabenizado por tirar o Brasil da crise rapidamente, provando que temos sim, segurança financeira para segurar os problemas econômicos do Planeta, e hoje, alguns países já votam pelo nosso país no grupo das economias mais importantes do mundo. O "filho do Brasil" como ultimamente tem sido chamado, termina o ano, com um filme contando sua tragetória, com o mérito de ter sido considerado o presidente mais popular da história da República Federativa do Brasil e sendo privilegiado pela revista norte-americana "Financial Times" como uma das 50 pessoas que moldaram a última década.

2 comentários:

  1. Parabéns pela competência demonstrada. O texto está muito bom, parecendo ter sido redigido por uma profissional do ramo econômico.
    Você está no caminho certo, percorrendo trilhas no sentido contrário da maioria dos jovens, que não pensam em progredir e utilizar os conhecimentos adquiridos para a promoção do desenvolvimento humano. Os homens inteligentes do passado já se foram, os poucos que ainda existem estão prestes a partir também. Por isto, urge que jovens do seu quilate tomem para si a responsabilidade pela condução do mundo, inovando, criando e não se escondendo da realidade, tomando coragem e agindo. Está sua ação é nobre e digna de sinceros elogios.
    Um beijo do seu tio (Tarcísio).

    ResponderExcluir
  2. 「bia...voce nao me contou que era jornalista:) 」
    Nem terninou o segundo grau e ja pode ser contratada por um jornal.
    vc e d+ beatriz.

    bjos
    Brun@

    ResponderExcluir