quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Saudade

     As férias do verão 2009-2010 me trouxeram muito mais do que eu esperava. Eu sempre soube que apalavra família tinha um significado complexo, difícil de explicar em palavras, assim como o amor, o que por muitas vezes me fez pensar que uma seria a resposta para a outra. O fato é que hoje eu posso traduzir família mais sabiamente do que há um mês, porque no meio de tantos significados eu aprendi que família também é convivência.
     Eu sempre vivi de famílias emprestadas e nunca me incomodei de ser uma estranha Silva no meio dos Lopes, ou Lima, ter parentes longe foi algo com que convivi durante toda minha vida, mas nesse janeiro eu me vi com pessoas que compartilhavam comigo não só o sobrenome, mas o mesmo passado, o mesmo sangue e definitivamente pude entender, ou melhor dizendo, "presenciar" o significado de família. Convicta posso dizer, essa palavra é muito mais que simplesmente amor, ter uma família, é ter uma história, talvez nem eu nem ninguém esteja apto para descrever complexidades tais como essa, mas não precisamos, a única coisa que realmente necessitamos, é da presença de familiares, não só a cada cinco ou dez anos, e sim a cada nascer do sol, verdade que tempos modernos não nos permitem, mas o que desejo é que as datas mais importantes da minha vida tenham eles por perto para que eu possa me sentir como nesses últimos dias: completa , para que lágrimas não precisem cair do meu rosto em uma despedida, porque no meu íntimo eu sei que a ausência deles vai ser sentida, pois foram felizes e muito, os dias em que eu tive minha família reunida.

  

2 comentários:

  1. Escreveu divinamente...
    Fala a verdade, não mente
    A querida Beatriz...
    O teu tio te abençoa,
    Te deseja sorte boa:
    Pra sempre seja feliz!

    (Tio Júnior-João Pessoa-PB)

    ResponderExcluir
  2. Talento é talento. Quando a juventude quer fazer acontecer, faz. Nas mãos dos jovens está o futuro do país, mas aão poucos os que querem assumir essa responsabilidade. Você está entre as raridades brasileiras e, por esta razão, apresento-lhe os meus parabéns. Aproveito o seu tema para enfatizar que, como parte da sua família que sou, orgulho-me de ter pessoas como você no seio familiar.
    Um grande beijo.
    (Tio Tarcísio - BEZERROS-PE).

    ResponderExcluir